O Botox® produz um efeito de rejuvenescimento facial, atenuando marcas de expressão, principalmente no 1/3 superior da face. A ação rejuvenescedora do Botox® ocorre através da paralisia parcial de determinados músculos da face que, ao contraírem-se constantemente, tornam-se os responsáveis pela formação das marcas de expressão.
O efeito do Botox® é temporário. Em média, após quatro a seis meses, o organismo elimina, completamente, o Botox®. O indivíduo volta a ter o músculo com sua contração normal e, consequentemente, suas marcas de expressão. Ele não substitui a Cirurgia da Face. Porém, a cirurgia de face não substitui o Botox®. Ambos têm indicações diferentes. A cirurgia de face (lifting) é indicada para a correção de flacidez da pele, gordura e músculos. Já o Botox® é indicado para atenuar marcas de expressão, especialmente na região dos olhos (pés-de-galinha) e testa.
A toxina botulínica pode ser utilizada a partir do momento em que se verifique a presença de marcas de expressão. A faixa etária que mais utiliza o Botox® está entre 30 e 70 anos. Porém tem pacientes de 20 anos que utilizam Botox®. Não é uma substância que causa danos à saúde. Inclusive, a toxina botulínica é um medicamente biológico, produzido por bactérias, amplamente utilizado em várias especialidades como: neurologia, neuropediatria, oftalmologia, etc. Pode ser utilizado, também, para corrigir a hiperidrose (excesso de suor nas mãos, axilas, pés, etc.).
A aplicação do Botox® é injetável e feita no consultório médico. O limiar de dor é variável em cada indivíduo, porém, o procedimento é relativamente rápido e o índice de reaplicação é bastante alto. Como é um procedimento médico, não é recomendado que se aplique em clínicas de estética. Deve ser realizado em clínicas médicas ou consultórios e por médicos treinados para a realização desse procedimento.