(41) 3019-8899

A Clínica Reggazzo

Composta por uma equipe multidisciplinar chefiada pelo Dr. Marco Aurélio K. Reggazzo. Com a missão de oferecer o melhor de cada um em benefício do paciente

Otoplastia

Cirurgia de correção das chamadas "orelhas de abano". Esse procedimento é feito por meio de uma incisão na parte posterior das orelhas. Modifica-se o formato da cartilagem auricular, promovendo-se uma mudança de ângulo nas mesmas, para que fiquem mais "fechadas".


Essa é a única cirurgia puramente estética que pode ser realizada em crianças a partir dos seis anos. Pois a partir dessa idade as orelhas já adquirem um tamanho próximo ao definitivo. Em crianças, a anestesia mais indicada é a geral. A partir da pré-adolescência utiliza-se a anestesia local mais sedação.


A recuperação é relativamente fácil. O paciente pode voltar para casa no mesmo dia da cirurgia. Deve manter a região enfaixada por três dias e depois usar uma banda elástica por 30 dias para dormir. No período pós-operatório também deve-se evitar tomar sol e praticar atividades físicas.


Não existem contra-indicações para essa cirurgia, desde que haja realmente vontade do paciente em submeter-se à cirurgia. É uma cirurgia que proporciona grande alegria ao paciente, gerando um marcante aumento em sua auto-estima. É comum, aliás, as crianças passarem por constrangimentos na escola por conta das "orelhas de abano", inclusive, algumas sendo vítimas de apelidos. Uma situação que, para os meninos, torna-se mais desconfortável por, geralmente, não poderem disfarçar o problema com o uso de cabelos compridos, faixas, tiaras ou outros adereços.