(41) 3019-8899

A Clínica Reggazzo

Composta por uma equipe multidisciplinar chefiada pelo Dr. Marco Aurélio K. Reggazzo. Com a missão de oferecer o melhor de cada um em benefício do paciente

Face Lifting

Também chamada de cirurgia do rejuvenescimento facial ou lifting. Esta cirurgia consiste no reposicionamento das estruturas faciais (pele, gordura, músculos) com o objetivo de se atenuar marcas de expressão muito fortes e flacidez.


Com o passar dos anos o organismo sofre um processo de atrofia. Estes tecidos atrofiados sofrem efeito da força de gravidade o que gera flacidez. O grau de envelhecimento em determinada fase da vida depende de fatores intrínsecos e extrínsecos.


Os primeiros são inerentes à genética individual (tipo de pele), os extrínsecos são os fatores externos que influenciam no grau de envelhecimento, o principal deles é o sol, porém atuam de forma muito forte também o fumo, o stress, cuidados alimentares, etc.


O que leva o indivíduo a se submeter a esta cirurgia é a motivação. Na maioria das vezes há descompasso entre aparência e como a pessoa se sente, ou seja, o indivíduo se sente mais jovem ou com mais energia, mais vitalidade do que aparenta quando se olha no espelho. Há uma desarmonia entre corpo e espírito. A cirurgia plástica de face busca exatamente o equilíbrio entre a face e a alma. Os resultados devem ser o mais naturais possíveis, não dando à pessoa o estigma de uma cirurgia de face. Aqui mais do que nunca, o exagero é prejudicial.


A cirurgia de face é normalmente realizada sob anestesia geral ou local e sedação, dura cerca de três horas, o paciente fica internado por 48 horas, praticamente não há dor. Após as 48 horas, normalmente retira-se o curativo, lava-se a cabeça com shampoo especial, para os pontos que se localizam nas áreas com cabelo cicatrizarem bem. Normalmente há inchaço e equimoses, principalmente próximo à região dos olhos. São necessários alguns cuidados restritivos principalmente em relação a movimentos faciais nas primeiras semanas.


Porém, após este período a/o paciente poderá retomar suas atividades praticamente normais. O sol deve ser evitado nos primeiros meses, assim como o cuidado com a pele no pós-operatório é muito importante.


A cirurgia de face é extremamente individualizada, seus princípios são muito simples, porém o processo é extremamente personalizado. Deve-se realizar a cirurgia em seu grau e intensidade corretos, de acordo com a necessidade de cada um. O objetivo não é "quanto mais esticada melhor", mas sim restabelecer a harmonia facial. Podemos didaticamente dividir a face em três terços: superior, médio e inferior. No superior, tratamos a testa (musculatura, marcas de expressão), supercílios, elevação, pálpebras superiores e inferiores. No médio, reposicionamos a gordura e musculatura que literalmente desceram com o passar dos anos. Podemos ainda tratar ao redor dos lábios, com preenchimento e peeling. No terço inferior tratamos o pescoço (musculatura, pele e gordura).


É a harmonização de tratamento entre estas estruturas que nos dará um resultado natural, satisfatório e jovial. O envelhecimento é inexorável, porém podemos atenuar as marcas que o tempo trouxe através da cirurgia plástica de face.



É comum a associação entre os dois procedimentos, lifting e lipo, dependendo da avaliação médica.