(41) 3019-8899

A Clínica Reggazzo

Composta por uma equipe multidisciplinar chefiada pelo Dr. Marco Aurélio K. Reggazzo. Com a missão de oferecer o melhor de cada um em benefício do paciente

Dicas

Dicas para uma dieta equilibrada e saudável


Divida sua alimentação em três refeições principais e três lanches intermediários. Assim aumenta-se o trabalho intestinal, o gasto de energia para a digestão dos alimentos e fazem o estomago dilatado voltar ao tamanho normal.


Prefira os locais mais tranqüilos para fazer as suas refeições, e, sem pressa, mastigue pelo menos trinta vezes cada garfada, para fazer com que você se sinta saciado ingerindo menos alimentos.


Se começar sua refeição pela salada crua para que as fibras reduzam a sensação de fome.


Caso após terminar ainda tenha fome, repita apenas a salada crua.


As bebidas, principalmente as gasosas dilatam o estômago e por isso devem ser evitadas.


Beba bastante água entre as refeições para limpar o organismo e manter as suas funções normais.


Diminua o consumo de açúcar, que é muito calórico e não traz benefícios à saúde.


Substitua os produtos comuns por produtos light ou desnatados que contém menos calorias.


Prefira carnes magras, peixes e aves sem pele, e prepare-os com pouco óleo.


Reduza o consumo de massas, pães, cereais e doces.


Exercício físico é fundamental para queimar gordura armazenada e reduzir o peso.


Não faça exercícios físicos de estômago cheio, pois a energia necessária para a digestão será desviada a atividade física.


Não durma logo após as refeições e nem coma alimentos de difícil digestão à noite, posto que a digestão é mais lenta.


Como manter o peso


Para manter o peso foi desenvolvido um trinômio que traz resultados permanentes para você. O tratamento para a perda de peso e sua manutenção baseia-se em três pilares: reeducação alimentar, exercícios físicos e estabilidade emocional.


A reeducação alimentar é um processo de aprendizagem exercido através de orientações nutricionais específicas, onde o indivíduo conhece e aprende novos hábitos alimentares, proporcionando a escolha correta dos alimentos das suas refeições, tanto em nível qualitativo quanto quantitativo.


Reeducação alimentar não é regime, mas a forma de resgatar o verdadeiro sentido da alimentação: nutrir o corpo de maneira mais saudável possível. Pode ser aplicada em pessoas que possuem hábitos alimentares inadequados, com caráter preventivo e terapêutico.


A atividade física de qualidade deve ser devidamente monitorada. Não adianta nada tentar corre no parque um dia e nunca mais aparecer por lá. A orientação de um médico ou de um professor de educação física é essencial para que você perceba seus limites. Segundo alguns profissionais, 40 minutos diários de caminhada já são de grande auxílio.


Além da caminhada, os exercícios bons para perder peso são natação, corrida, bicicleta e ginástica aeróbica. Exercícios como musculação e ginástica localizada são ineficientes para ajudar na perda de peso. Servem para definir a musculatura e evitar a flacidez.


Os fatores psicológicos são importantes para perder peso e manter o peso perdido. A força de vontade de que tanto se fala, reside muito no fato de você procurar e assegurar uma estabilidade emocional que lhe permita "enfrentar" as mudanças de hábitos que se submeteu, e chegar ao fim a que se propôs.


Na verdade, a força de vontade não é uma questão de querer somente. Racionalmente a pessoa está com sobrepeso quer (e precisa) emagrecer, mas os seguidos fracassos que experimentou em tentativas de diferentes dietas diminuem sua força de vontade. Por isso, muito mais do que querer é preciso persistir.


Uma das formas de fazer essa força de vontade prevalecer é valorizar as menores conquistas. Isso reforça muito a auto-estima e se converte em uma ferramenta importante na luta contra o sobrepeso.


Com o trinômio (alimentação equilibrada, exercícios físicos e estabilidade emocional) pode-se, sim, manter um peso saudável.


Frutas potencializam a beleza


As frutas são um presente que a natureza nos dá, são tantos sabores, aromas, varias texturas e cores. O que precisamos é inseri-las no nosso dia a dia e logo notaremos os seus benefícios e suas vantagens não só nosso organismo como agora também na beleza.


No mercado há novos cosméticos que aproveitam certas propriedades das frutas para que as mulheres fiquem belas.


Mesmo com todos os avanços do campo da estética, o que atrai a atenção nesses cosméticos é seu apelo natural. A fragrância das frutas é muito mais atraente e claro deixa a pele irresistível.


Cuidados com a pele


Um estudo publicado na revista Optical Society of America no final de 2006 confirmou através de uma técnica inédita o que muitos especialistas da área de dermatologia já observam na prática em seus consultórios: que as mulheres perdem colágeno mais rapidamente que os homens. O colágeno é uma proteína cuja principal função é dar sustentação às células, mantendo-as unidas. Na pele, o colágeno forma uma matriz onde se alojam várias substâncias e células, sendo essencial para a manutenção da forma e integridade do tecido, promovendo elasticidade e resistência à pele.


Na pesquisa, conduzida pelo dermatologista Johannes Köhler, da Universidade Friedrich Schiller na Alemanha, foi utilizada uma técnica a laser para medir o dano causado pela exposição da pele à luz do sol. Köhler e seus colaboradores fizeram uma combinação de métodos para obter imagens do colágeno e também da elastina, cuja degeneração provoca o surgimento de rugas e a perda progressiva de elasticidade da pele.


Os testes feitos diretamente no antebraço de 18 voluntários (7 mulheres e 11 homens), com idade variando entre 21 e 84 anos, apontaram grandes variações, mas, na média, o fator colágeno/elastina mostrou uma clara relação com a idade do paciente, sendo que as mulheres apresentavam uma perda de colágeno num ritmo muito mais rápido que os homens.


Como evitar a oleosidade da pele


Cuidados diários amenizam a oleosidade da pele e a deixa mais seca e sem brilho. Não adianta ficar lavando o rosto a todo momento, o segredo é tomar os cuidados corretos e manter a pele sempre hidratada e protegida.


O ideal é lavar bem o rosto pela manhã e antes de dormir com sabonetes secativos, de preferência indicados por um dermatologista. Depois, deve-se aplicar um tônico para retirar resíduos de poluição, da maquiagem e do próprio sabonete.


Na hora de hidratar e aplicar protetor solar, escolha produtos 'oil free', livres de óleo e que não causam a obstrução dos poros. Tome cuidado com a temperatura da água: ela não pode estar nem muito quente e nem muito gelada. Evite esfregar a toalha para secar a pele, isso pode trazer irritação; apalpe-a levemente sobre o rosto.


Se a oleosidade persistir, mesmo com esses cuidados, chegou a hora de visitar um dermatologista e recorrer aos ácidos especiais ou tratamentos orais. O ácido retinóico é um dos mais usados para a limpeza da pele e manutenção diária.


Fonte: http://www.dicasdesaude.net/